segunda-feira, 19 de maio de 2008

Como se formam e se movimentam os furacões?


Furacões, como o Dean, que esta semana causou dezenas de mortes no Caribe, e colocou o México em estado de alerta, são tempestades tipicamente tropicais. A pesquisadora Ana Maria de Avila, da Universidade de Campinas (Unicamp), explica que o fenômeno ocorre quando a temperatura da água do oceano está acima de 26ºC.

"O calor e a umidade fornecidos pelas águas mais quentes dos oceanos tropicais e o movimento de rotação da Terra, fazem com que a tempestade comece a girar, reunindo forças para se tornar um furacão."
Ela ainda explica que, no hemisfério sul, os furacões giram no sentido horário. Já no hemisfério norte, a tempestade gira no sentido oposto. "Onde o furacão se forma, os ventos convergem de diversas direções e tendem a subir, dando origem à tempestade", explica a pesquisadora.
"As tempestades são dinâmicas e por isso se deslocam na atmosfera. Os furacões não são diferentes, deslocam-se sobre as águas mais aquecidas onde vão se alimentando com o calor latente de condensação, sua principal fonte de energia. Eles se deslocam por águas mais quentes, e, quando chegam ao continente ou a águas mais frias, se desfazem."
Foi o que aconteceu com o Dean. Ao chegar à península de Yucatán, no México, a tempestade - então classificada na categoria 5, a mais destruidora entre os furacões - perdeu forças e reduziu-se rapidamente à categoria 1.
By--Meliza Jennifer

2 comentários:

Anônimo disse...

Furacão
O furacão é uma tempestade ciclônica com ventos muitos fortes, que se forma nos oceanos, entre as regiões tropicais, pois é de lá que ele obtém a sua energia. Sua curva se assemelha a uma parabólica, e giram no sentido horário (no hemisfério sul) ou anti-horário (no hemisfério norte) e medem de 200 km a 400 km de diâmetro.

Por razões históricas, os furacões que se formam no Oriente (no oceano Índico e no leste do oceano Pacífico) são geralmente chamados de tufões.

Tornado
O tornado é uma tempestade ciclônica intensa, que pode se formar sobre a terra ou sobre o mar, com aparência de uma coluna móvel afunilada, caracterizada pela rápida ascensão de ar quente e úmido de baixa altitude em direção as partes mais altas da atmosfera.

Ciclone
Um ciclone é um movimento de grande escala que pode ocorrer tanto na atmosfera como no oceano, caracterizado por um giro realizado pelo ar ou pela água ao redor de uma área de baixa pressão na atmosfera ou no oceano.

São os responsáveis pelas instabilidades climáticas em quase todas as regiões da Terra, ou seja, é uma formação produzida por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação, e que favorece a formação de nuvens e precipitações.

Os ciclones classificam-se em tropicais e extratropicais. Os ciclones tropicais tendem a ser mais violentos que os de latitudes médias e às vezes causam grande devastação.

Ciclone tropical é um sistema tempestuoso caracterizado por um sistema de baixa pressão, por trovoadas e por um núcleo morno, que produz ventos fortes e chuvas torrenciais. Atribui-se sua existência ao contato do ar tropical com o ar equatorial, em progressão para o norte, durante o verão boreal, ou para o sul, no verão austral.
Ciclone extratropical, às vezes chamado de ciclone de média latitude, são perturbações ocasionadas por centros de baixa pressão. Ocorre nas latitudes médias da Terra, não tendo características tropicais nem polares, e em virtude da configuração gráfica que apresentam, em forma de depressão, foram também denominados depressões barométricas.
Categorias de força e destruição
Para classificar a força e a destruição de um ciclone ou furacão, existem duas escalas:

Escala Saffir-Simpson, que considera a pressão medida no centro do fenômeno, velocidade dos ventos e tempestades provocadas pelo furacão.
Escala Fujita (ou Fujita-Pearson Tornado Intensity Scale), que mede a intensidade dos tornados. Foi batizada com este nome em homenagem ao falecido cientista de tornados, Dr. Ted Fujita da Universidade de Chicago.
A Escala Fujita mede a intensidade dos tornados de modo semelhante que a Escala Saffir-Simpson mensura a intensidade dos furacões.

Confira a tabela da Escala Fujita:

Classificação Velocidade dos ventos (km/h) Largura da trilha (metros) Comprimento da trilha (km) Danos provocados
F0 65 - 115 3 - 20 0 - 2 Leves
F1 115 - 180 10 - 100 1 - 5 Moderados
F2 180 - 250 50 - 500 2 - 20 Fortes
F3 250 - 330 500 - 1000 5 - 60 Severos
F4 330 - 420 1000 - 2000 10 - 150 Devastadores
F5 420 - 530 2000 - 5000 10 - 500 Incríveis

Leandro Santiago disse...

Bom post Meliza e bom complemento Gustavo, é bom ressaltar que com o aquecimento global a tendência é que o número de furacões aumente bastante.