segunda-feira, 19 de maio de 2008

Os efeitos do aquecimento global no Brasil

Os efeitos do aquecimento global no Brasil
Toda a sociedade mundial está alarmada para as conseqüências catastróficas que o aquecimento global pode provocar no mundo inteiro. A novidade agora é que entre os países mais prejudicados com o fenômeno está o Brasil. Mas o que, especificamente, pode acontecer a nós, brasileiros, por causa do aquecimento global a médio e longo prazo? Para Heitor Matallo, membro da Convenção das Nações Unidas para o Combate da Desertificação (UNCCD), um ciclo puxa outro. Se o meio ambiente no Brasil já é degradado com desmatamento e erosão, os reservatórios de água irão diminuir, aumentando as áreas desertas, e com o avanço da temperatura global, nessas áreas será quase impossível viver normalmente em curto prazo, porém não impossível, pois o corpo humano se adapta de acordo com as necessidades. Com isso, o ecossistema dessa região ficará totalmente desequilibrado, permitindo a extinção de várias espécies de animais.
Com o degelo das calotas polares, o nível do mar irá subir. Em longo prazo, o degelo das calotas fará os oceanos subirem até 4,9 metros, cobrindo vastas áreas litorâneas no Brasil, além de provocar também a escassez de comida, disseminação de doenças e mortes. Famosas praias brasileiras como Copacabana e Ipanema podem ir pro reino de Netuno, claro, em longo prazo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) atribui à modificação do clima 2,4% dos casos de diarréia e 2% dos casos de malária em todo o mundo. No nosso caso, a dengue poderá provocar uma epidemia nas regiões alagadas ou até mesmo em regiões planálticas, resultado na falta de definição das estações. Além disso, as ondas de calor, que com o fenômeno irão aumentar em proporção e intensidade, serão responsáveis por 150 mil mortes a cada ano em todo o mundo, e no Brasil isso também será realidade.
A incidência de furacões, que é praticamente inexistente no Brasil, poderá ser grande. Isso já está acontecendo aos poucos, principalmente na região Sul, como o furacão Catarina, que tinha ventos que variavam entre 118 km/h a 152 km/h. A solução para essa preocupante história é a conscientização em massa. Desta forma, a idéia de conscientização verdadeira, de que não somos a última geração do planeta e não temos o direito de arruinar a vida dos nossos descendentes deve proliferar. Por Tiago DantasEquipe Brasil Escola.com

BY → Barbara

3 comentários:

Unknown disse...

O aquecimento é um assunto que tem que ter muita relevancia no Brasil,pois ele está acabando com tudo que nois temos.Nossas florestas estão sendo devastadas e contribuindo para issu o que leva a morte de animais que não tem alimentos, sem as florestas e seu ambiente natural.Essa contribuição que as pessoas estão dando ao aquecimento, daqui alguns anos fara efeito e ira prejudica tudo o que temos e o que não temos.O Brasil tem que ficar de olho em relação a esse assunto pois o aquecimento ja chegou no Brasil e está no mundo todo e ele ja está fazendo efeito então temos que acaba com essas contribuições da população para podermos retarda os efeitos do aquecimento.

by Leandro

Anônimo disse...

concordo com vc leandro pois aparentimente pode se ver q o brasil nao parece que esta nessa situaçâo pq pessoas que vivem no meio urbano nao v o que esta acontecendo.Max si tdos pararem para pensar muitas coisas mudaram como a temperatura do nosso pais,me diz quanto tempo nao via no jornais noticias de neve no Brasil!!!
hj em dia nao e mais novidade.Igual nas cidades do litoral onde na manha se faz muito frio derrepente esquenta de uma maneira muitu ligeira
eu axo ki nois atualmente estamos vivendo um problema bem complexo onde nois seres humanos (brasileiros) criamos,pq tudo isso foi obra nossa pois nao estamos consiguindo cuidar do ambiente onde nos vivemos essi problema no momento nao nos prejudica max si continuar assim sem duvidas prejudicará todos nossos parentes do futuro por isso pesso a vcs que façam sua parte preserve a natureza pq ela precisa de ajuda e nois precisamos dela.
pensem nisso !!!!!


by kevin

Anônimo disse...

Cara, falar sobre o aquecimento global no Brasil não faz muita relevancia para os brasileiros, pois , os nossos compatriotas somente começam a prestar atençao em algo q está acontecendo no país se isso passar no fantastico ou em outro programa de tv, sendo assim dificil de falar sobre esse assunto porém eu concordo com o fato dito por kevin tudo isso é culpa nossa e as pessoas que viverão num futuro proximo é q irão pagar pelos nosso atos e erros... serão nossos parentes , amigos e até desconhecidos que não tiveram nada haver com oq nós fazemos hj!!!

Sérgio