segunda-feira, 26 de maio de 2008

Pesquisa aponta causas da poluição nas grandes cidades

USP conclui que veículos a diesel são responsáveis por 45% da emissão danosa à saúde. Pesquisadores atribuem poluição aos altos índices de enxofre no diesel.

Uma pesquisa coordenada pela Universidade de São Paulo (USP) e feita em seis cidades brasileiras concluiu que os veículos a diesel são responsáveis por 45% da emissão de um dos poluentes mais perigosos à saúde. As partículas finas, 100 vezes menores do que um fio de cabelo, passam pelas barreiras naturais do organismo e penetram nos pulmões, transportando outros poluentes.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que a concentração desses poluentes fique em torno de 10 microgramas por m³. A poluição atmosférica não se concentra só em São Paulo, onde o índice é três vezes superior ao recomendado pela OMS.


Das seis capitais medidas apenas Recife apresenta um índice próximo ao recomendável. No Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre a concentração é maior do que o dobro da concentração aceitável.

No Recife, a pesquisa registrou uma concentração de 13 microgramas por m³. No Rio de Janeiro, o índice de poluição é de 21,2. Em Curitiba, 21,4 mg/m3. Em Belo Horizonte, foram contabilizados 21,7 mg/m³. Na capital gaúcha, o levantamento registrou índice de 22 mg/m³. São Paulo ficou com o pior cenário, de 30,9 mg/m³.

Custo


Com os dados coletados, os pesquisadores estimaram as perdas que o Brasil tem com a poluição. Só nas cidades monitoradas, estima-se que seis mil pessoas tenham morrido em 2005 por conta da poluição emitida pelos veículos a diesel. Um custo de US$ 1, 5 bilhão para a economia do país.

Para os pesquisadores da USP, o fundamental é reduzir os níveis de enxofre no diesel para permitir que os catalizadores funcionem melhor, diminuindo a poluição.


By--Kevin

2 comentários:

Anônimo disse...

Pelo o q eu entendi os maiores poluidores no caso seriam os onibus, pois utilizam o disel porém, sem onibus haveriam mais carros e com mais carros mais poluição ,ou seja, é um circulo vicioso que não tem fim e o custo finanaceiro é muito elevado putz... para mim não tem jeito não

Unknown disse...

O Brasil tem que começar a usar o biocombustivel antes que a poluiçao piore e fique em um nivel muito alto.Os ônibus são uns dos maiores poluidores do nosso país,pois eles adam irregularmente em questão a poluição,porque eles soltão bastante fumaça e alguns queimão oléo enquanto estão andando.Outro ponto importante é o mundo se volta para a China nesses mêses de olimpiadas que todos iram ver o que a poluição faz com as pessoas daquela área.Algumas equipes como a do Brasil de volêi estão fazendo preparação para poderem não sentirem tanto os efeitos da poluição que existe por lá.


by:Leandro (ALUNO)