sábado, 31 de maio de 2008

El Niño



O El Niño é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico além do normal e pela redução dos ventos alísios na região equatorial. Sua principal característica é a capacidade de afetar o clima a nível mundial através da mudança nas correntes atmosféricas. O nome “El Niño” foi escolhido pelo fato do fenômeno de aquecimento das águas na costa do Peru acontecer em dezembro, próximo ao Natal, e faz referência ao “Menino Jesus” ou, em espanhol “Niño Jesus”. O fenômeno já era conhecido entre os pescadores da região por causar diminuição na oferta de pescados nesse período, mas, só ganhou fama mundial após o período de 1997 a 1998 quando alcançou seu período de maiores efeitos.O El Niño provoca o enfraquecimento dos ventos alísios na região equatorial, ou seja, nos ventos que sopram de leste para oeste, provocando mudanças nas correntes atmosféricas que irão acarretar em precipitações e secas anormais em diversas partes do globo, além de aumento ou queda de temperatura, também anormais.





Os ventos alísios ao soprar no sentido leste-oeste, resfriam a superfície do mar próxima ao litoral do Peru e, de certa forma, “empurram” as águas mais quentes na direção contrária, caracterizando uma diferença de temperatura entre as duas regiões. Então, na região de águas mais quentes ocorre a evaporação mais rápida da água e a formação de nuvens. Para isso, ou seja, para formar as nuvens, o ar quente sobe ao mesmo tempo em que o ar mais frio desce na região oposta, formando o fenômeno que os meteorologistas chamam de “célula de circulação de Walker”. A ocorrência deste outro fenômeno forma outro, conhecido como “ressurgência”, ou, afloramento das águas frias do oceano à superfície, dando continuidade ao ciclo. O El Niño é justamente a ocorrência anormal desses fenômenos ocasionada pelo superaquecimento das águas do Pacífico. Ao se tornar mais quentes que o normal, as águas oceânicas do Pacífico tendem a evaporar mais rapidamente e em uma região, ou superfície, mais extensa, e não apenas na parte oeste como ocorreria normalmente. Os principais impactos causados pelo fenômeno no Brasil são: - secas na região norte, aumentando a incidência de queimadas; - precipitações abundantes na região sul, principalmente nos períodos de maio a julho e aumento da temperatura; - aumento da temperatura na região sudeste, mas sem mudanças características nas precipitações; - secas severas no nordeste;- e tendência de chuvas acima da média e temperaturas mais altas na região centro-oeste. Na Colômbia há a redução das precipitações e na vazão dos rios, no Equador e noroeste do Peru ocorre justamente o contrário, enquanto que na região do altiplano da Bolívia e do Peru o el Niño causa secas intensas. O fenômeno do El Niño vem sendo registrado desde 1877, tendo alcançado seu pico no período de 1997 a 1998, quando houve o maior número de catástrofes. O El Niño ocorre periodicamente com variação de 1 a 10 anos entre cada ocorrência. Outro termo para se referir ao El Niño é a sigla “ENOS” de “El Niño Oscilação-Sul” que designa a interação atmosfera-oceano, associada às alterações nos ventos alísios e nos padrões normais de Temperatura da Superfície do Mar (TSM).

By--Ana Carolina Chagas

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Pesquisa aponta causas da poluição nas grandes cidades

USP conclui que veículos a diesel são responsáveis por 45% da emissão danosa à saúde. Pesquisadores atribuem poluição aos altos índices de enxofre no diesel.

Uma pesquisa coordenada pela Universidade de São Paulo (USP) e feita em seis cidades brasileiras concluiu que os veículos a diesel são responsáveis por 45% da emissão de um dos poluentes mais perigosos à saúde. As partículas finas, 100 vezes menores do que um fio de cabelo, passam pelas barreiras naturais do organismo e penetram nos pulmões, transportando outros poluentes.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que a concentração desses poluentes fique em torno de 10 microgramas por m³. A poluição atmosférica não se concentra só em São Paulo, onde o índice é três vezes superior ao recomendado pela OMS.


Das seis capitais medidas apenas Recife apresenta um índice próximo ao recomendável. No Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre a concentração é maior do que o dobro da concentração aceitável.

No Recife, a pesquisa registrou uma concentração de 13 microgramas por m³. No Rio de Janeiro, o índice de poluição é de 21,2. Em Curitiba, 21,4 mg/m3. Em Belo Horizonte, foram contabilizados 21,7 mg/m³. Na capital gaúcha, o levantamento registrou índice de 22 mg/m³. São Paulo ficou com o pior cenário, de 30,9 mg/m³.

Custo


Com os dados coletados, os pesquisadores estimaram as perdas que o Brasil tem com a poluição. Só nas cidades monitoradas, estima-se que seis mil pessoas tenham morrido em 2005 por conta da poluição emitida pelos veículos a diesel. Um custo de US$ 1, 5 bilhão para a economia do país.

Para os pesquisadores da USP, o fundamental é reduzir os níveis de enxofre no diesel para permitir que os catalizadores funcionem melhor, diminuindo a poluição.


By--Kevin

Censos Demográficos

Os censos populacionais produzem informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimento, sejam eles provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo, e constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.
A realização de um levantamento como o Censo Demográfico 2000 representa o desafio mais importante para um instituto de estatística, sobretudo em um país de dimensões continentais como o Brasil, com 8 514 215,3 km2, composto por 27 Unidades da Federação e 5 507 municípios existentes na data de referência da pesquisa, abrangendo um total de 54 265 618 de domicílios pesquisados.
Para garantir a confiabilidade de seus resultados e alcançar os melhores níveis de qualidade e transparência em todas as etapas de execução do Censo 2000, foram utilizadas modernas tecnologias, como o mapeamento digital dos municípios com mais de 25 mil habitantes, escaneamento e leitura ótica dos questionários, controles gerencial e operacional via Internet, entre outras inovações tecnológicas que possibilitaram aos usuários dos dados censitários e à sociedade, em geral, o acompanhamento de cada etapa da operação e o acesso aos resultados em curto prazo, por meio das mais modernas mídias de comunicação e disseminação de informações.
No âmbito internacional, a realização do Censo 2000 significou, ainda, a consolidação dos laços estatísticos entre os países do Mercosul Ampliado, que inclui os membros do Mercosul - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai - além de Bolívia e Chile, tendo como objetivo a padronização de conceitos e classificações visando homogeneizar e fortalecer os sistemas estatísticos nacionais e criar uma base de dados comum aos censos dos seis países.
A divulgação do Censo 2000 procurou levar a cada segmento de usuários as mídias mais apropriadas - publicações impressas, Internet e arquivos digitais - fazendo uso de maneira intensiva de modernas tecnologias, e seus resultados revelam as principais características demográficas e socieconômicas da população brasileira no início do novo milênio. As publicações listadas a seguir apresentam as tabelas básicas, enriquecidas de comentários, gráficos e cartogramas, e são acompanhadas de CD-ROM que contêm as informações do volume impresso em pdf e as tabelas em formato de planilha eletrônica, acrescidos por um conjunto adicional de tabelas e de níveis geográficos.

By: Alan Santarém da Cruz

Censo Agropecuário (Economia> Agropecuária)

Censo Agropecuário 2006
Resultados Preliminares
O IBGE realizou, em 2007, uma operação censitária que abrangeu o Censo Agropecuário 2006, a Contagem da População 2007 e o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, com o objetivo de atualizar as estimativas populacionais e as informações sobre as atividades econômicas realizadas, no País, pelos indivíduos e empresas agropecuárias.
Como fruto dessa operação conjunta, são apresentados, nesta publicação, os resultados preliminares do Censo Agropecuário 2006, os quais podem sofrer alterações quando da divulgação definitiva. Esta edição da pesquisa caracterizou-se tanto pela inovação tecnológica introduzida na etapa da operação de campo, com a substituição do questionário em papel pelo questionário eletrônico desenvolvido em computador de mão, o Personal Digital Assistant – PDA , quanto pelo refinamento metodológico, especialmente no que diz respeito à reformulação de seu conteúdo e à incorporação de novos conceitos, visando melhor captar as transformações ocorridas nas atividades agropecuárias e no meio rural desde a última realização do levantamento.
Os resultados ora divulgados reportam aspectos como o número e a área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores existentes, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal, para o total Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.
A publicação inclui, ainda, notas técnicas sobre a pesquisa e as conceituações necessárias à compreensão dos resultados publicados. O CD-ROM que a acompanha contém, além das informações do volume impresso, dados para mesorregiões, microrregiões e municípios para algumas características selecionadas, fornecendo um perfil da estrutura do setor agropecuário brasileiro.
A publicação, também disponibilizada no portal do IBGE na Internet, inclui, ainda, notas técnicas sobre a pesquisa e as conceituações necessárias à compreensão dos resultados publicados. O CD-ROM que a acompanha contém, além das informações do volume impresso, dados para mesorregiões, microrregiões e municípios para algumas características selecionadas, fornecendo um perfil da estrutura do setor agropecuário brasileiro.
Os resultados do Censo Agropecuário 2006, a exemplo dos realizados anteriormente, estão em consonância com as recomendações e os conceitos básicos consagrados pela Food and Agriculture Organization of the United Nation - FAO (Organização da Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), permitindo a comparabilidade internacional dessas estatísticas.


By: Alan Santarém da Cruz

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Como acontecem os terremotos, as escalas de medição e os piores tremores dos últimos cem anos




A terra treme, construções desabam e um cenário de destruição se instala. Essa é a típica e aterradora descrição de um terremoto. Mas para o bem ou para o mal esse fenômeno natural é um agente de renovação do meio ambiente, capaz de causar desgastes, erosão ou até mesmo remodelar o relevo de uma determinada região.
Os terremotos são tremores – que podem durar segundos ou minutos – causados pelo movimento das placas de rocha (tectônicas) que formam a crosta terrestre sobre o magma incandescente do interior do planeta. Essas placas se movimentam lenta e continuamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um contínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rocha.
Por estarem em constante movimento, as placas tectônicas se chocam ou se raspam. Na maior parte do tempo, o mergulho das placas é contido pelo atrito entre suas bordas, o que causa um imenso acúmulo de energia nessas extremidades. Os terremotos acontecem quando a tensão vence a resistência e as rochas se rompem, liberando subtamente essa energia acumulada. As vibrações causadas, ou ondas sísmicas, viajam em todas direções. A propagação dessas ondas se produz a partir de um ponto chamado epicentro. O ponto em que se originam essas ondas no interior da crosta terrestre é chamado foco do terremoto. A intensidade do terremoto depende da quantidade de energia liberada através dessas ondas.
A quantidade de energia liberada por um abalo sísmico, ou sua magnitude, é medida pela amplitude das ondas emitidas segundo o parâmetro da escala de Richter. Já o poder de destruição, ou intensidade, de um terremoto é medido pela escala Mercale, menos usada.




Como um terremoto se forma:






1. A crosta terrestre é a primeira camada da superfície do planeta e assemelha-se a um imenso quebra-cabeças. Formada por enormes placas de rocha, as chamadas placas tectônicas, atinge 8 quilômetros de profundidade sob os oceanos e 40 quilômetros sob os continentes.
2. As placas tectônicas se movimentam continuamente sobre uma camada de rochas parcialmente derretidas. Quando ocorre um acúmulo de pressão, as placas podem sofrer movimentos bruscos de três tipos: convergente (quando há o choque), divergente (quando se movem em direções contrárias) e transformante (quando as placas se separam e se deslocam lateralmente). Esses movimentos, finalmente, refletem-se nos tremores - abalos sísmicos ou, simplesmente, terremotos - que alcançam a superfície.
Pode ocorrer um terremoto no Brasil?

Países como Irã, Turquia, Japão e Estados Unidos sofrem muito com os resultados desses tremores, já que se localizam sobre o encontro de duas ou mais dessas placas. Não é o caso do Brasil, que fica em cima de uma única placa tectônica. Apesar disso, alguns tremores são identificados no país, causados principalmente por pequenos desgastes ou rachaduras ocorridos na nossa placa ou por reflexos de terremotos ocorridos em regiões vizinhas, como a Cordilheira dos Andes.

O que aconteceu em 26 de dezembro de 2004

O violento terremoto que devastou o sudeste asiático é uma nova manifestação de um fenômeno iniciado há 50 milhões de anos: o lento avanço da Índia em direção ao continente asiático – de um a dois centímetros a cada ano – que ''enrugou'' a crosta terrestre e deu origem ao Himalaia, a maior cadeia de montanhas do mundo. Apesar de lentas, essas colisões são capazes de acumular descomunais quantidades de energia. Nas bordas das placas, onde ocorre a maior parte desse acúmulo, o solo é empurrado para cima, formando montanhas e cordilheiras.
A Índia, que um dia esteve separada da Ásia, colidiu mais uma vez com o continente. Deste modo, o subcontinente age como uma escavadora, que entra constantemente no continente asiático.
O choque entre a placa Indo-Australiana (como são conhecidas, juntas, as placas da Índia e da Austrália, e sobre a qual se encontra a Índia) e a placa Eurasiana (placa continental da Birmânia, onde estão a Europa e a Rússia) – que deformou a crosta terrestre numa extensão do Himalaia até a Sibéria e do mar de Aral até o Pacífico – provocou, às 7h59 do domingo, horário local (22h59 do sábado no Brasil), uma violenta ruptura no leito do mar ao longo de uma fissão de cerca de 1.000 km de comprimento. O epicentro estava localizado na ilha de Sumatra, na Indonésia.
A placa Indo-Australiana desloca-se para nordeste. Mas é barrada pela placa Eurasiana e mergulha sob ela na região conhecida como fossa de Sunda. Quando a tensão entre as placas venceu o atrito entre elas, as rochas romperam-se, o leito oceânico afundou cerca de 15 metros na extensão de 1.000 km e liberou uma energia equivalente à de 2 milhões de bombas de Hiroshima. O afundamento deslocou verticalmente um grande volume de água, provocando um tsunami que matou mais de 143 mil pessoas (número divulgado em 03 de janeiro de 2005, quando os trabalhos de limpeza da região e busca ainda estavam longe de acabar).
By--Hadassa Briskus

Vestibular da Cederj

O Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj), que reúne todas as universidades públicas federais e estaduais do Estado, abriu hoje as inscrições para seu vestibular de cursos a distância. Para se candidatar a uma das 3.261 vagas, é preciso fazer inscrição no site www.cederj.edu.br até 15 de junho.Há vagas para os cursos de administração (UFRRJ), ciências biológicas (Uenf, Uerj e UFRJ), física (UFRJ), matemática (UFF e Unirio), pedagogia para as séries iniciais (Uerj e Unirio), tecnologia em sistemas de computação (UFF) e química (Uenf).
A taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga no banco Itaú, na conta de ERJ - Cecierj - GradDist, agência 5673, conta corrente 00246-4. O candidato deve ir ao pólo regional em que pretende realizar o curso, de terça a sexta-feira, das 12h às 20h, ou aos sábados, das 8h às 17h, para retirar o material de inscrição.O aluno do centro é regularmente matriculado em uma das universidades públicas parceiras e faz todo o curso de graduação por meio do regime semipresencial, com sistema de tutoria por telefone, fax, Internet e atendimento presencial e aulas de laboratório nos pólos regionais, aos sábados. Ao final do curso, o estudante recebe diploma da respectiva universidade.
TERCEIRA E ULTIMA PARTE!O Cederj possui pólos regionais nos municípios de Angra dos Reis, Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Natividade, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio de Janeiro, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2568-1226, no site do Cederj e nos pólos regionais.ESSE É U LINKI >>> http://www.cederj.edu.br/

By--Amanda

terça-feira, 20 de maio de 2008

Vulcão no Brasil !

E no Brasil, será que existe algum vulcão? Existem vários! Mas felizmente estão extintos há dezenas de milhões de anos. Os mais conhecidos ficam na Amazônia, no Rio Grande do Norte, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, na região de Poços de Caldas.
"Foram identificados basicamente pela geologia, através de fotos de satélite, imagens de satélite", afirma Jorge Luiz de Souza, doutor em geofísica – Observatório Nacional.
Se o Chaitén estava adormecido no Chile e acordou depois de sete mil anos, qual a chance de um dos nossos vulcões no Brasil pregar um susto desses na gente?
"Como o Brasil está no centro da placa tectônica, não existem processos de reativação. É muito pouco provável que um vulcão será reativado, porque nós não temos nessa região produção de calor devido ao atrito das placas. Então, é quase que a probabilidade é quase que nula de acontecer um vulcão pelo menos um processo do tipo que acontece no Chile ou na região andina", afirma o doutor.

by : Bruno Coutiinho dos Santos !

Vulgo : Coutiinho !
aoiaoieiaoieiaioeioaioeioaioeoiaeioa ,

abraço aii rapeizee !

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Como se formam e se movimentam os furacões?


Furacões, como o Dean, que esta semana causou dezenas de mortes no Caribe, e colocou o México em estado de alerta, são tempestades tipicamente tropicais. A pesquisadora Ana Maria de Avila, da Universidade de Campinas (Unicamp), explica que o fenômeno ocorre quando a temperatura da água do oceano está acima de 26ºC.

"O calor e a umidade fornecidos pelas águas mais quentes dos oceanos tropicais e o movimento de rotação da Terra, fazem com que a tempestade comece a girar, reunindo forças para se tornar um furacão."
Ela ainda explica que, no hemisfério sul, os furacões giram no sentido horário. Já no hemisfério norte, a tempestade gira no sentido oposto. "Onde o furacão se forma, os ventos convergem de diversas direções e tendem a subir, dando origem à tempestade", explica a pesquisadora.
"As tempestades são dinâmicas e por isso se deslocam na atmosfera. Os furacões não são diferentes, deslocam-se sobre as águas mais aquecidas onde vão se alimentando com o calor latente de condensação, sua principal fonte de energia. Eles se deslocam por águas mais quentes, e, quando chegam ao continente ou a águas mais frias, se desfazem."
Foi o que aconteceu com o Dean. Ao chegar à península de Yucatán, no México, a tempestade - então classificada na categoria 5, a mais destruidora entre os furacões - perdeu forças e reduziu-se rapidamente à categoria 1.
By--Meliza Jennifer

Dicas de Vestibular


Saiba como se preparar para o vestibular. Orientações, dicas de estudo, programação, métodos, hábitos de estudo e muito mais


Durante o Ano de Estudos

*Procure criar uma programação de estudos de acordo com suas necessidades e possibilidades. Criar um hábito de estudo diário é fundamental para um bom desempenho nos vestibulares.
*Dedique um tempo de estudo diário. Estabeleça critérios de disciplinas (matérias) de tal forma que todas sejam estudadas. Porém, você deverá se dedicar mais àquelas que encontrar maior dificuldade.
*Além de estudar, não deixe de lado as atividades sociais e de lazer. Estas ajudam a deixar a cabeça legal para os estudos. Praticar algum tipo de esporte também serve para relaxar e manter o corpo com boa disposição.
*Leia todos os livros obrigatórios durante o ano. Não deixe acumular tudo para os dias próximos ao
vestibular. Além de ler, procure fazer um resumo com as principais características da obra e seus autores.
*Mantenha-se informado lendo revistas e jornais diários. Os temas da atualidade costumam cair em redações e questões dos vestibulares.
*Não deixe dúvidas passar em branco. Leve as para seu professor para esclarecê-las, pois elas poderão aparecer na prova.
*Se você está no Ensino Médio ou no cursinho, estude a matéria em casa no mesmo dia que você teve na escola. Especialistas dizem que é a melhor forma de assimilar e garantir o aprendizado. *Durma bem, pois é durante o sono que o cérebro processa e assimila tudo que foi aprendido durante o dia.
*Faça todos os exercícios e atividades solicitadas pelos professores do colégio ou cursinho.
*Pegue questões e respostas dos vestibulares dos últimos 3 anos para conhecer o estilo e nível da prova que você vai fazer. Isso é importante para a familiarização com o tipo de prova.
*Procure fazer o
ENEM, pois ele conta pontos para muitos vestibulares.
*Faça e refaça redações, pois elas costumam ter um peso significativo nos vestibulares.
*Sempre que encontrar uma palavra desconhecida nos textos de estudo, procure seu significado no
dicionário. Um aluno com um bom nível de entendimento de palavras tem maiores chances de ir bem nas redações e entender o enunciado das questões.


Dias Antes da Prova



*Procure dormir bem e fazer uma boa alimentação, sem exageros.
*Faça apenas revisões e não entre em desespero para tentar aprender muitos conteúdos em poucos dias.
*Fuja de situações de stress, procurando fazer programas que visam a tranqüilidade.
*Faça uma visita ao local de prova para ir se familiarizando com a região. Trace um plano de como chegar ao local. Lembre-se que muitos vestibulares são extremamente rigorosos com relação ao horário de entrada dos vestibulandos. Chegar atrasado pode significar a perda da prova.
*Deixe todos os documentos necessários em ordem e prontos para serem utilizados no dia da prova.



No dia e no momento da Prova



*Procure chegar no local da prova com uma hora de antecedência. Caso ocorra algum imprevisto no caminho, o tempo de sobra será suficiente para buscar uma solução.
*Faça uma alimentação leve e de forma tranqüila. Não coma coisas que você não tenha por hábito comer para evitar problemas
digestivos no momento da prova.
*Leve para a prova todo material necessário (com itens de reservas) e algum alimento (barra de cereais, um chocolate, água).
*Procure fazer a prova com calma e concentração.
*Não gaste muito tempo em questões que você sabe que terá dificuldades. Comece pelas questões mais fáceis para garantir estes pontos, deixando as mais complexas por último.
*Se tiver que "chutar" num teste, faça com inteligência. Deixe de lado as alternativas que você percebe que não podem estar corretas. Ou seja, use a técnica da eliminação e o bom senso.
*Procure sempre escrever respostas completas e de acordo com o que se pede. Não enrole na resposta, pois você poderá perder pontos importantes.
*Use todo o tempo disponível e faça uma revisão nas respostas, se tiver tempo. Esta revisão serve para eliminar erros de ortografia ou conteúdos.

BOA SORTE !!!


By--Meliza Jennifer



A Universo abre inscrições para vestibular 2008

Em todos os campi do país. Universidade Salgado de Oliveira (Universo) está com inscrições abertas para seu processo seletivo 2008. Há vagas para todos os campi da instituição, localizados nos estados do Rio de Janeiro (São Gonçalo, Niterói, Campos dos Goytacazes), Minas Gerais (Juiz de Fora Belo Horizonte e Uberlândia), Goiás (Goiânia), Pernambuco (Recife) e Bahia (Salvador).Em Belo Horizonte, a prova é no dia 1º de junho de 2008,de 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas no próprio campus, até 30 de maio, ou pela internet, até 27 de maio, através do site http://www.universo.edu.br/. Os documentos necessários para a inscrição são: cédula de identidade ou documento que a substitua legalmente (original e cópia); comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50, paga na Tesouraria da universidade (original e cópia); Histórico Escolar - para os cursos com a metodologia integralmente a distância (EaD) e para o programa de Capacitação em Serviço. A inscrição pode ser feita por terceiros, exigindo-se apenas procuração.Em todo o Brasil, são mais de 46 opções cursos de graduação tradicional (bacharelado e/ou licenciatura) e tecnológica, também chamados cursos superiores de tecnologia, com duração de 2 ou 3 anos, formação específica e voltada para as necessidades do mercado de trabalho.

By→Alan Santarém

pontos extremos do Brasil

O Brasil está situado na América do Sul. Banhado a leste pelo Oceano Atlântico, possui várias ilhas oceânicas, destacando-se as de Fernando de Noronha, Abrolhos e Trindade. Ao norte, a oeste e ao sul limita-se com todos os países do continente sul-americano, excetuando-se o Chile e o Equador. O território brasileiro é abrangido por quatro fusos horários, o que significa que as ilhas oceânicas têm uma hora de adiantamento em relação a hora de Brasília, enquanto que as áreas a oeste têm diferença de uma ou duas horas a menos (ver mapa Sistemas de Fusos Horários). A seguir são apresentados os pontos extremos do Brasil, acompanhados do mapa físico do país. Setentrional:a nascente do rio Ailã, no monte Caburaí, Roraíma, fronteira com a Guiana. Meridional:uma das curvas do arroio Chuí, Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai Oriental:Ponta do Seixas, na Paraíba Ocidental:as nascentes do Rio Moa, na serra de Contamana ou do Divisor, Acre, fronteira com o Peru.

By →Alan Santarém

Os efeitos do aquecimento global no Brasil

Os efeitos do aquecimento global no Brasil
Toda a sociedade mundial está alarmada para as conseqüências catastróficas que o aquecimento global pode provocar no mundo inteiro. A novidade agora é que entre os países mais prejudicados com o fenômeno está o Brasil. Mas o que, especificamente, pode acontecer a nós, brasileiros, por causa do aquecimento global a médio e longo prazo? Para Heitor Matallo, membro da Convenção das Nações Unidas para o Combate da Desertificação (UNCCD), um ciclo puxa outro. Se o meio ambiente no Brasil já é degradado com desmatamento e erosão, os reservatórios de água irão diminuir, aumentando as áreas desertas, e com o avanço da temperatura global, nessas áreas será quase impossível viver normalmente em curto prazo, porém não impossível, pois o corpo humano se adapta de acordo com as necessidades. Com isso, o ecossistema dessa região ficará totalmente desequilibrado, permitindo a extinção de várias espécies de animais.
Com o degelo das calotas polares, o nível do mar irá subir. Em longo prazo, o degelo das calotas fará os oceanos subirem até 4,9 metros, cobrindo vastas áreas litorâneas no Brasil, além de provocar também a escassez de comida, disseminação de doenças e mortes. Famosas praias brasileiras como Copacabana e Ipanema podem ir pro reino de Netuno, claro, em longo prazo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) atribui à modificação do clima 2,4% dos casos de diarréia e 2% dos casos de malária em todo o mundo. No nosso caso, a dengue poderá provocar uma epidemia nas regiões alagadas ou até mesmo em regiões planálticas, resultado na falta de definição das estações. Além disso, as ondas de calor, que com o fenômeno irão aumentar em proporção e intensidade, serão responsáveis por 150 mil mortes a cada ano em todo o mundo, e no Brasil isso também será realidade.
A incidência de furacões, que é praticamente inexistente no Brasil, poderá ser grande. Isso já está acontecendo aos poucos, principalmente na região Sul, como o furacão Catarina, que tinha ventos que variavam entre 118 km/h a 152 km/h. A solução para essa preocupante história é a conscientização em massa. Desta forma, a idéia de conscientização verdadeira, de que não somos a última geração do planeta e não temos o direito de arruinar a vida dos nossos descendentes deve proliferar. Por Tiago DantasEquipe Brasil Escola.com

BY → Barbara

sábado, 17 de maio de 2008

Aquecimento é bom para a floresta, afirma Ab'Sáber


Para geógrafo, estudos não consideram a importância das correntes marítimasHá 6.000 anos, condições climáticas que permitiram a "tropicalização" do Brasil se pareciam com as criadas pelas mudanças globais.


Atento aos estudos sobre os impactos das mudanças climáticas globais, o geógrafo Aziz Ab'Sáber, 83, concorda com a tese de que o homem está aquecendo o planeta. Mas, quando o assunto é o impacto da nova realidade climática nos biomas brasileiros, a tese do pesquisador contraria as previsões recentes dos cientistas."A tendência no caso das matas atlânticas e da Amazônia é que elas cresçam e não que sejam reduzidas", disse o pesquisador, em entrevista à Folha.Para ele, a região conhecida como mata atlântica na verdade é formada por três biomas: as matas, o planalto das araucárias e as pradarias mistas, que ocorrem apenas no Sul.O geógrafo afirma ser impossível o fato de um estudo apresentado no Rio de Janeiro no início da semana ter previsto que o aquecimento global poderá reduzir em até 60% a mata atlântica brasileira.Para Ab'Sáber, muitos cientistas estão esquecendo de considerar as correntes marítimas brasileiras. "Elas vão continuar mais ou menos como hoje." Se isso ocorrer, explica Ab'Sáber, o chamado ótimo climático, registrado entre 5.000 e 6.000 anos atrás, vai se repetir, não de causa natural, mas por causa antrópica."Quem não conhece o conceito de ótimo climático vai inverter a situação. Há 6.000 anos, a umidade mais alta nos mares foi fundamental para manter as florestas atlânticas."Para Ab"Sáber, as causas que permitiram a "retropicalização" do Brasil depois do último período de glaciação serão apenas reforçadas agora."As correntes marítimas de água quente, na atualidade, migram até o sul do Brasil a partir da região equatorial. Desconsiderar isso implica errar tudo". Além disso, segundo o geógrafo, é preciso que as pessoas "leiam o passado". Principalmente no intervalo de tempo que começou há 11 mil anos."É preciso saber que, quando o mar esteve 95 metros mais baixo do que é hoje, no último período de glaciação, a corrente fria que nós chamamos das Malvinas (ou de Falklands também, para não brigar com os cartógrafos), vinha até além da Bahia. Ela não deixava passar os ventos úmidos para dentro do continente. Climas frios se estabeleceram. Ela era uma barragem para penetração de ventos marítimos", ressalta.Segundo Ab'Sáber, o fenômeno era a semelhante ao que ocorre hoje na costa do Pacífico, entre o Chile e o Peru. "Lá a corrente é fria e toda a região costeira é semidesértica."Com o aumento do nível do mar -entre 5.000 e 6.000 anos ele esteve três metros acima do que está hoje-, a corrente quente chegou ao sul do Brasil, onde ainda está hoje."Ela levou consigo uma umidade que permitiu a formação de florestas costeiras até perto de Porto Alegre, que seguiu depois pela serra Gaúcha desde a cidade de Taquara até além da cidade de Santa Maria."No caso da Amazônia, principalmente na região oriental, as previsões dos cientistas, segundo o professor da USP, também estão erradas. "Todos falaram que a floresta vai diminuir e ganhar cerrado. O aquecimento global não vai destruir floresta. No máximo, vai haver uma nova delimitação nos bordos da Amazônia. Novos minibiomas vão entrar, até pode ser o cerrado. É certo que vamos continuar com grandes florestas a oeste, porque o regime de chuvas não será muito alterado."Uma concordância com a maior parte dos estudos. Para o geógrafo da USP é realmente preciso ter cuidado com as zonas litorâneas, porque o mar de fato vai subir.


FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO, quinta-feira, 15 de março de 2007http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1503200701.htm

By--Ísis de Mendonça

Geografia








By--Ana Carolina Chagas

terça-feira, 13 de maio de 2008

Conheça um pouco da Geografia




Primeiramente vamos entender o que é Geografia.
Para depois dá ênfase a aquilo que queremos passar.

O que é Geografia?

A Geografia é uma ciência que tem por objeto de estudo o espaço; não o espaço cartesiano, mas o espaço produzido através das relações entre o homem e o meio, envolvendo aspectos dialéticos e fenomenológicos. Para Vidal de La Blache Geografia é a Ciência dos Lugares, já Hartshorne diz ser a ciência da diferenciação de áreas.
A concepção dialética do espaço geográfico entende que a natureza humanizada influencia e é influenciada pela sociedade que produz e reproduz o seu espaço. Uma definição simples poderia ser: Geografia é o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio.
O profissional que estuda a geografia é o
geógrafo.


By--Ana Carolina Chagas

Vestibulares

INSCRIÇÃO PARA O ENEM:

http://www.enem.inep.gov.br/

INSCRIÇÃO PARA UFF:

http://www.coseac.uff.br/2008/index.htm

A Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio da COSEAC, realizará o Concurso Vestibular UFF 2008 para preenchimento de 5.388 vagas em seus cursos de graduação no ano letivo de 2008.O Edital e o Quadro de Vagas já estão disponíveis em nosso site.
Processos de Convocação (item 12 do Edital): Atenção: Não serão realizados novos processos de convocação para o 1º semestre. O 4º Processo de Convocação será divulgado em agosto, após a inscrição em disciplinas dos vestibulandos, e preencherá vagas decorrentes das faltas ao processo de inscrição em disciplinas do 2º semestre e desistências que possam surgir. O candidato deverá acompanhar a página do concurso para manter-se atualizado sobre os processos de convocação.


Credencial de Inscrição em Disciplinas do 2º Semestre: Os vestibulandos matriculados no 2º semestre deverão acessar esta página a partir do dia 22/07/2008 para imprimir a Credencial de Inscrição em Disciplinas. A data da inscrição em disciplinas é 1º de agosto de 2008.
Estatísticas: Atualizadas com as Convocações.
Programa de Acolhimento Estudantil: O objetivo deste programa é receber os novos estudantes da UFF, dando-lhes as boas-vindas e, ao mesmo tempo, mostrando-lhes um pouco da nossa Universidade.
Calouros UFF: um repositório de dúvidas e respostas mais frequentes, que envolve o universo dos calouros da UFF.
Formalização de Interesse na 3ª reclassificação e convocações: PRAZO ENCERRADONo dia 19 de fevereiro, para ocupar vagas que poderiam surgir a partir do segundo processo de remanejamento e de reclassificação, a COSEAC divulgou relação com os nomes dos candidatos não classificados que, de acordo com as especificidades de cada curso, poderiam manifestar interesse em ocupar tais vagas.Prazo final para formalizar junto à COSEAC: em 22/02/2008, das 10 às 13 horas, impreterivelmente, no Campus do Gragoatá – bloco C – térreo – Niterói.No caso de seu impedimento, o candidato poderia ter sido representado por pai, mãe ou irmão, desde que comprovado o grau de parentesco, ou, ainda, por representante legal, mediante procuração pública, consignando a seu mandatário a expressa incumbência para este fim.
Matrícula no município de Macaé
Município
Local e Endereço
Horário
Macaé
Campus UniversitárioRua Aloisio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros(acesso pela Linha Verde)
das 16 às 20 horas
Revisão de Prova da 2ª Etapa: resultado da análise dos pedidos:
Atualização de Dados Cadastrais:
Análise da documentação referente à Política de Bônus e de Reserva: O resultado final do processo de concessão do bônus, após os recursos recebidos, está disponível.
Notas das Provas da 2ª Etapa:
Provas da 2ª Etapa: Provas aplicadas no dia 9/12/2007: as provas já estão disponíveis. Para visualizar os arquivos no formato PDF, será necessário o programa Adobe.
Resultado da 1ª Etapa (impressão do Informativo da 2ª Etapa):
Recursos aos gabaritos: após análise dos recursos, o gabarito oficial já divulgado foi mantido. Em breve, as respostas aos recursos estarão disponíveis nesta página.

INSCRIÇÃO PARA UERJ:

http://www.vestibular.uerj.br/index2.php?login=&sessionid=

DESCRIÇÂO:
Inscrições para o 1º Exame de QualificaçãoPeríodo: de 9 de abril a 4 de maio de 2008 -->Último dia para pagamento da taxa: 5 de maio de 2008
Acompanhamento da inscrição, cópia do Requerimento de Inscrição (protocolo) e boleto bancário(Em manutenção. Pedimos que retorne mais tarde.)-->Após concluir o requerimento, você poderá retornar para acompanhar o andamento da inscrição, obter o protocolo do requerimento de inscrição e o boleto bancário.

INSCRIÇÃO PARA UFRJ:

http://vestibular.uol.com.br/ultnot/2007/08/01/ult798u19841.jhtm

DESCRIÇÂO:

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) recebe inscrições para o vestibular 2008 até 31 de agosto, às 20h. As fichas podem ser preenchidas pela Internet. A taxa é de R$ 95 e deve ser paga em qualquer agência bancária.O comprovante de confirmação de inscrição será enviado, pelo correio, ao endereço declarado pelo candidato na inscrição; nesse documento, o candidato encontrará o seu local de prova.O vestibular deste ano traz novidades, já anunciadas: provas de filosofia para alguns cursos, entrada nas especializações de engenharia de acordo com a nota, e não com a opção, e fim da escolha do semestre de início do curso. Leia mais clicando aqui.Serão oferecidas 6.825 vagas no concurso de 2008, o que corresponde a um aumento de 200 vagas em relação ao vestibular de 2007. Esse número contempla a criação de turmas em Macaé: 50 vagas para farmácia e 50 para licenciatura em química. O restante do aumento vem, principamente, da ampliação de vagas nos cursos da faculdade de letras e de serviço social.ProvasOs exames serão discursivos e todos terão a duração de cinco horas. Veja o calendário:
1º dia: 11/11, provas de língua portuguesa e literatura brasileira, de redação e das disciplinas não-específicas para o grupo escolhido
2º dia: 25/11, provas de disciplinas específicasVeja as provas não-específicas:
Grupo 1: matemática, geografia, história e língua estrangeira;
Grupo 2: biologia, geografia, história e língua estrangeira;
Grupo 3: biologia, geografia, química e língua estrangeira;
Grupo 4: biologia, física, química e língua estrangeira;
Grupo 5: biologia, matemática, física e química;
Grupo 6: biologia, matemática, física, química e filosofia.Veja as provas específicas:
Grupo 1: biologia, física e química;
Grupo 2: matemática, física e química;
Grupo 3: matemática, física e história;
Grupo 4: matemática, geografia e história;
Grupo 5: língua estrangeira, geografia e história;
Grupo 6: língua estrangeira, geografia e história.Os THE (testes de habilidades específicas) serão realizados nos dias 29 e 30 de setembro, para o cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas), composição de interior, composição paisagística, desenho industrial, escultura, gravura, pintura, dança, direção teatral, licenciatura em educação artística, bacharelados em música e licenciatura em música.O candidato deverá chegar ao local de prova a partir das 8h, levando caneta esferográfica de tinta preta ou azul e documento oficial e original de identidade, com fotografia e assinatura. Os portões de acesso ao local de prova serão fechados às 9h.A divulgação dos resultados será em 1º de fevereiro de 2008, com matrículas de 12 a 14 de fevereiro.Veja o calendário de reclassificações:
1ª reclassificação>: 20 de fevereiro, com matrícula em 27 de fevereiro
2ª Reclassificação - divulgação em 5 de março, com matrícula em 7 de março
3ª Reclassificação - divulgação em 14 de março, com matrícula em 17 de marçoAs informações foram fornecidas pela UFRJ e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no
site da instituição.

By →Bruno Sales

Amizade acima de tudo


A força da nossa amizade vence todas as diferenças... Aliás...
Para que diferenças se somos amigos?
Quando erramos... nos perdoamos e esquecemos
Se temos defeitos... não nos importamos...
Trocamos segredos... e respeitamos as divergências...
Nas horas incertas, sempre chegamos no momento certo...
Nos amparamos...nos defendemos...sem pedir...fazemos porque nos sentimos felizes em fazer...
Nos reverenciamos... adoramos... idolatramos... apreciamos... admiramos.
Nos mostramos amigos de verdade,quando dizemos o que temos a dizer...
Nos aceitamos , sem querer mudanças...
Estamos sempre presente,não só nos momentos de alegria,compartilhando prazeres,mas principalmente nos momentos mais difíceis...