segunda-feira, 30 de junho de 2008

Cemitérios em áreas urbanas e os impactos ambientais provocados

Cada vez mais se reconhece a importância do meio ambiente, a necessidade de não se desperdiçar água, não poluir, enfim, de preservar a natureza. No entanto, poucos estudos existem com relação aos impactos que os cemitérios podem causar ao meio ambiente. Esse é um assunto que sempre gera controvérsias porque há uma peculiaridade dos cemitérios em relação a outras atividades urbanas potencialmente impactantes; é que o sepultamento tem conotações culturais e religiosas diversas e devem ser respeitadas. Pacheco (1986) diz que a presença de cemitérios nas imediações ou interior das cidades podem gerar impactos psicológicos e físicos. Os impactos psicológicos podem ser o medo da morte e outras superstições que afastam as pessoas de residirem em locais próximos aos cemitérios. Mas, são os impactos físicos o objeto de estudo deste trabalho, o qual considera como o mais significativo, o risco de contaminação das águas superficiais e subterrâneas. Assim, procurou-se analisar de que forma os cemitérios podem poluir as águas. Este trabalho, em primeiro lugar, faz um pequeno histórico sobre os cemitérios e da tradição de enterrar. Logo após, enfoca as microbacias e as águas subterrâneas para em seguida abordar a contaminação da água e do solo pelos cemitérios de uma forma geral, passando pelos processos de decomposição dos cadáveres, pelas doenças de veiculação hídrica, até chegar aos métodos preventivos contra a contaminação da água subterrânea em cemitérios.

Gustavo

2 comentários:

Sapataria disse...

infelismente as pessoas não estão dando muito valor para o meio onde vivem isso e bem chato por que da qui algums anos ai sim vao pergunta o por que
por isso devemos sempre cuidar do ambiente onde vivemos

Anônimo disse...

Sobre o caso da água no cemitério não tem mais jeito, não descontaminará 100% e não tem como parar de enterrar as pessoas então é só esperar para ver oq acontecerá com o mundo!!