segunda-feira, 9 de junho de 2008

Maior tremor de terra do ano causa pânico no Ceará

Fortaleza (CE) - A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou que um tremor de terra de 4,2 graus na escala Richter atingiu o Ceará, seguido por outro de 3,9. Este é o maior abalo registrado no ano e, segundo a Defesa Civil, causou pânico nas áreas mais atingidas. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília registrou que o abalo mais intenso do dia foi de 4,3 graus na escala Richter. Ontem, um tremor de terra de 3,3 graus também atingiu a região.

Até agora, haviam sido registrados 835 tremores desde o dia 28 de janeiro e o maior era o de 3,9 graus no final de fevereiro. Nos distritos de Jordão, Alcântaras e Meruoca, que ficam no epicentro do abalo, houve pânico entre os moradores, apesar de eles já terem vivenciado vários tremores, segundo informou a Defesa Civil. Ambulâncias foram acionadas para atender pessoas que passaram mal.

O chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do Ceará, que ainda não foi possível avaliar os danos, mas confirmou que este foi o maior abalo do ano. Os tremores puderam ser sentidos num raio de 1,2 mil km e chegaram à Fortaleza.

"Foi rápido, só deu pra perceber quando vi os papéis na mesa balançando, nunca tinha visto nada igual", conta a estudante Helaine Matos, 21 anos, que trabalhava no bairro Aldeota, área nobre de Fortaleza. Por toda cidade o tremor fez dezenas de pessoas acionarem os bombeiros. Fortaleza não passava por fenômenos parecidos desde 1981.

As informações são de Omar Jacob, do Terra

By→Bárbara

3 comentários:

Unknown disse...

assunto muitu interessante binha!!!
na minha opiniao acho que essi tremores como colocam nas noticias e e um tremor de baixa intensidade max
embora isso tem vindo a acontecer pouco tempo e diferente para o povo brasileiro ainda max no nordeste onde
possui um alto indice de seca .Na minha opiniao o povo e o governo devem ficar de olho nisso pois a tendencia e ter mais dessi ou ate de maior intensidade
pois a tendencia e piorar
fiquem ligadossssssss

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Pode crê Kevin!
Hoje ainda são de baixa intensidade, mas como a maioria do povo nao tem uma consciencia maior do problema acaba nao sabendo exatamente do que se trata e com isso continua contribuindo para novos tremores!
É hora do povo e do governo não só do Nordeste mais também do Brasil abrirem o olho e planejar campanhas para combater!