quinta-feira, 26 de junho de 2008

diferentes formas de modelo de produção

As diferentes formas de modelo de produção:

a) Modelo dos Estados Unidos:

Altamente capitalizada, a agricultura dos EUA ocorre nas farmes(Grande propriedades familiares)passando a responder pela maior parte da propriedade neste país.a Alta mecanização, aliada aos avanços tecnológicos garantem a alta produtividade.Atualmente 4 grandes empresas controlam cerca de 85% das exportações norte-americanas de cereais, produto de alto valor agrícola, são elas a Cargill,Continenta Grain,Deyfus e o complexo André-Garnac.
Eapacialmente a produção está concentrada em grandes zonas agrícolas especializadas,chamadas de belts.

b) Modelo Europeu:

O modelo Europeu é marcado pelos avanços da revolução verde,portanto são comuns o uso de fertilizantes,agrotóxicos, colhedeiras e tratores.A terrra é usada de forma intensiva, dentro de um siatema tradicional de cultivo em rotação trienal, que consistia em dividir o campo de cultivo em três partes, utilizando-as para diferentes culturas de forma rotativa para melhor aproveitamento do solo e, consequentemente, maior produção.
A produtividade porém é bem diferente entre países da Europa Ocidental.O alto preço da terra e as menores taxas de produtividade tornam os produtos agrícolas europeus mais caros que dos americanos; a partir disso os países terem adotados o PAC (Política Agrícola Comum), que garate subsídios aos produtors, unificação dos preços para um determinado produto e dar preferência decompra para produtos do continente.

c)Modelo Asiático

A agricultura do Sul e Sudeste Asiático também é conhecida como rizicultura inundada.As técnicas usadas são tradicionais, mas eficientes de terraceamentos, inundação, construção de diques transplantes de mudas etc. As técnicas são comparadas aos cuidados com um jardim.É produção típica de subsistência e a mão de obra utilizada é numerosa, na medida em que a energia humana supre a ausência de máquinas.O arroz é semeado durante a época chuvosa das monções de verão(junho- outubro no hemisfério Norte).

d) Modelo da África e América Latina:

Os sistemas agrícolas mais concentrados nesses continentes são a plantation e a agricultura itinerante. A plantation é caracterizada por: grandes propriedades; cultivo de produtos tropicais; monocultura; emprego de mão de obra barata, inicialmente escrava; utilização de recursos técnicos; produção voltada para a exportação.Na zona tropical, existe uma forma de cultivo comercial denominada plantation, ou cultivo especulativo, que é organizado para o mercado externo e não considera os interesses da economia e da sociedade da região ou do país onde é realizado.
A agricultura itinerante funciona da seguinte maneira:derrubada da mata, plantio e colheita.é voltada para subsistência e usa técnicas rudimentares, como queimadas, esgotando rapidamente o solo obrigando a população se deslocar para novas áreas reiniciando o processo.

By→Isis

Nenhum comentário: