segunda-feira, 9 de junho de 2008

Vestibular

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) oferece 31 cursos de graduação, que se desdobram em diferentes habilitações, licenciaturas e bacharelados. Os cursos são oferecidos por 30 unidades acadêmicas, abrangendo as cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Resende e São Gonçalo.
O processo seletivo é constituído de duas fases:
1ª fase - Exame de Qualificação Prova objetiva de múltipla escolha, que abrange as seguintes áreas de conhecimento:- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;- Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; - Ciências Humanas e suas Tecnologias. Podem se inscrever aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio. Este Exame acontece em duas ocasiões, no meio e no final do ano, os candidatos podem optar pela realização de um deles ou de ambos. De acordo com o número de acertos na prova, os candidatos serão alocados em cinco faixas e receberão um bônus para ser acrescido ao resultado do Exame Discursivo.Recomendação A - Número de acertos maior que 70% do Exame de Qualificação. Bônus de 20 (vinte) pontos. Recomendação B - Número de acertos maior do que 60% e igual ou menor que 70% do Exame de Qualificação. Bônus de 15 (quinze) pontos. Recomendação C - Número de acertos maior do que 50% e igual ou menor que 60% do Exame de Qualificação. Bônus de 10 (dez) pontos. Recomendação D - Número de acertos maior do que 40% e igual ou menor que 50% do Exame de Qualificação. Bônus de 05 (cinco) pontos. Recomendação E - Número de acertos igual ou menor que 40% do Exame de Qualificação. (Esses candidatos não poderão realizar o Exame Discursivo.)Será sempre considerado o melhor resultado no caso da realização de dois exames.
2ª fase - Exame Discursivo Participam os candidatos aprovados no Exame de Qualificação (Recomendação de A a D). O Exame, realizado em um único dia, é composto de 3 (três) provas discursivas: uma de Língua Portuguesa Instrumental e Redação, para todas as carreiras, e mais duas provas de disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida, sendo uma delas com peso 2.Sistema de CotasNa inscrição para o Exame Discursivo, os candidatos, comprovadamente carentes, poderão indicar que pretendem concorrer às vagas do Sistema de Cotas, devendo optar, unicamente, por uma das seguintes categorias de cotas:a) 20% (vinte por cento) para alunos oriundos da rede pública de ensino;b) 20% (vinte por cento) para negros; ec) 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência; ou nascidas no Brasil pertencentes a povos indígenas; ou filhos de policiais civis e militares, bombeiros, inspetores de segurança e de administração penitenciária mortos em serviço ou incapacitados permanentemente.
Setor ResponsávelDepartamento de Seleção Acadêmica (DSEA)R. São Francisco Xavier, 524, 1º andar - Bloco F - Sala 1148 - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - Cep 20550-900Tel: (21) 2587-7737 / 2587-7611 / 2587-7343


By--Meliza

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sapataria disse...

e uma coisa que estou bm comedo de fazer mais ao mesmo tempo confiante
agora e so estudar pra ver né?
por que e o nosso futuro...rs
vamos estudar galera..